Mini-cursos

Ecologia de Fungos. (ESGOTADO)

Ministrante: Profª Renata dos Santos Chikowski

O presente mini-curso destina-se a dar uma visão geral sobre o reino Fungi e os demais grupos estudados convencionalmente pela Micologia. Serão abordadas as características gerais dos fungos, taxonomia, morfologia e reprodução das espécies, bem como as relações ecológicas de indivíduos do grupo com outros organismos e o seu potencial biotecnológico.


Bioinformática. (ESGOTADO)

Ministrante: Profª Dra.Vânia Ceccatto

Histórico, conceitos e teorias utilizados na bioinformática. Teorias da comparação de seqüências. Ferramentas de pesquisa na Internet. Bancos de dados genômicos e proteômicos. Algoritmos para design de primers. Algoritmos e alinhamentos múltiplos de proteínas e ácidos nucléicos. Programas freeware e online para alinhamentos. Editores de alinhamentos. Produção de filogenias. Predição de estrutura secundária e terciária de proteínas. Bancos de estrutura de proteínas.


Mergulho científico: perspectivas para a formação do biólogo. (ESGOTADO)

Ministrantes: Eduardo Franklin: MBA em Gestão Ambiental - Hugo Fernandes Ferreira: Biólogo Ms. - Danilo de Paula Rada: Biólogo Ms.

Atendendo a uma crescente demanda de aspirantes à biólogos marinhos e com o advento de diversos projetos envolvendo a costa do estado do Ceará, a Atlantida Esporte e Aventura oferece aos participantes da IX Semana da Biologia da UECE um mini-curso voltado para o mergulho científico, ênfase em estudos biológicos. Além de uma base teórica inicial sobre a atividade de mergulho e suas vertentes, o participante terá a oportunidade de conhecer áres de trabalho da Biologia Marinha e metodologias ciêntificas realizadas em profundidade, como amostragem de fauna e flora, tipos de censos visuais, tipos de coletas biológicas(espécimes, substrato, DNA, etc.), consultorias ambientais e papel do biólogo na análise de impactos e conservação de ambientes marinhos. Além disso, haverá debates sobre perspectivas e áreas de trabalho no Ceará, fomentadas por biólogos atuantes e mergulhadores científicos. Obs.: aula teórica de segunda à sexta e prática no sábado pela manhã sendo um passeio científico pela orla de Fortaleza. Mais informações durante o mini-curso.